Nascí em Natal, mas faz 12 anos que moro em Mossoró RN (olho do elefante, como diz minha amiga), terra de riquezas naturais e culturais, perto de belas praias, como Tibau, Canoa Quebrada e Areia Branca.
Durante o ano acontecem 3 shows culturais: Oratório de Santa Luzia (padroeira da cidade, Joana canta todo ano)Chuva de bala no país( Junho) de Mossoró e Alto da Liberdade (Setembro).Este ano fiz parte da reunião, onde encontravam-se artístas de todas as áreas(dança, música e teatro), que juntamente com a secretaria de cultura, ratificou a implantação da Escola de Artes de Mossoró, implantada através do Decreto nº 3754 de 27/03/2011,onde houve uma excelente palestra com Fernando Bohrer (CAL), depois apresentação das propostas e discurssão dos grupos de como deveria "ser" a escola, só que essa divisão de grupos e votação e discussão sobre a escola, aconteceu entre 13:30 e 17:00 hs, tempo insuficiente para escolher e debater sobre níveis de professor, o que oferecer, quais aulas , oficinas deveriam ser criadas, bem ao menos debatemos e conversamos um pouco, chegando a conclusão de que, a escola deveria funcionar com prof. reconhecidos e renomados, portadores apenas do 2º grau, não precisa DRT, mas acho que é bom tê-la!!! O preço por aluno seria uma taxa simbólica, pois nada de graça tem valor! Bem ao final, acho que foi mais uma conquista para a classe artística, temos uma bailarina como gerente da cultura, então já fizemos um" passê", "developê" e demos um "grandecá" na área artística.
Eu, Fernando Bohrer e Tony Silva
Já existe em Mossoró uma Escola De Dança, criada pelo Decreto nº3.251/2008 e uma Escola de Teatro criada pelo Decreto nº 3.250/2008 , uma de Música Decretonº 2213/2003 (Pela prefeitura). Fiquei agora na dúvida se vai haver uma junção ou vai continuar funcinando cocomitantemente?! Haja cultura!
Segunda maior cidade do RN, com cerca de 230 mil habitantes, a cidade de Mossoró se apóia nas tradições e num passado ilustrado de histórias que demonstram resistência, para espelhar um futuro promissor. Antecipou-se à libertação da escravatura, combateu o bando do cangaceiro Lampião e foi berço da primeira eleitora da América Latina.
A fruticultura tropical irrigada é um dos filões da economia de Mossoró que exporta seus produtos para mercados consumidores mais exigentes, como a Comunidade Europeia, Estados Unidos e Japão. O destaque fica com o melão. O Rio Grande do Norte é responsável por 90% da produção brasileira da fruta que é exportada.
Sal, petróleo e agroindústria são referenciais da economia de Mossoró.
A vocação industrial extrativista de Mossoró a coloca hoje no pódio como principal produtora de sal e de petróleo (em área terrestre do país). Contribui com 50% da produção salineira do país e mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 47 mil barris/dia, colocam o município como o segundo do país. O primeiro em terra. Mossoró tem ainda uma unidade fabril de cimento.
Mossoró começa a se viabilizar como pólo ceramista do Rio Grande do Norte. A empresa catarinense Itagres Revestimentos Cerâmicos já começou a construir sua filial na cidade, que vai se chamar Porcelanatti Revestimentos Cerâmnicos. A segunda empresa do pólo será a Cerâmica Porto Rico, que já assinou protocolo de intenções com a Prefeitura de Mossoró.
A carcinicultura (criação de camarões em cativeiros) está atraindo grupos nacionais e estrangeiros que vêem um mercado promissor na região salineira de Mossoró.Pelos dados do Núcleo do SEBRAE, o Município tem cadastradas 400 indústrias nos diversos ramos de atividade.
Mossoró RN
TEATRO DIX-HUI ROSADO/ MOSSORÓ RN
(divisa RN/ CE) Um pé lá e outro cá!
Perto de Mossoró fica Areia Branca, uma ilha rica em sal e petróleo, cidade natal de minha mãe e onde desenvolvo um trabalho de dança, adoro este lugar!!! Cheio de belíssimas praias!!!
AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA/ AREIA BRANCA -RN
PETRÓLEO
Ponta do Mel (Único lugar do mundo onde o sertão encontra o Mar!)
Eu, dançando em Areii Branca-Praia de Upanema
Ponta do Mel!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário